sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO - SARESP


Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Reconstrução de sentido do texto

( observar, atividades de leitura)

HABILIDADES

  • H1 – Identificar a finalidade de um texto.
  • H2 – Identificar os possíveis elementos da estrutura de textos não literários .

    Gêneros

    • História em quadrinhos
    • Regulamentos
    • Receitas
    • Instruções para jogos
    • Verbete de dicionários
    • Texto informativos
    • Curiosidades, Você sabia
    • Notícias
    • Cartazes
    • Carta pessoal
    • Bilhete


    • H3 - Identificar os interlocutores de um texto
    • H4 – Infererir sentido ao texto de vocábulo ou expressão no contexto em que se insere.
    • H5 – Localizar informações explícitas no texto . ( O que, quem, quando, onde, como, porque)
    • H17 – identificar duas formas de tratar uma informação com base na comparação de um texto do mesmo assunto.
    • H24 – Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras.
    • H27 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de pontuação.
    • H30 – Identificar os episódios principais de uma narrativa organizadas em sequência.
    • H 32 – Identificar marcas de lugar, tempo ou época.
    • H 33 – identificar as personagens

      Realizar

      ( produção escrita)

  • H10 – Organizar informações explícitas na sequencia que aparece no texto.
  • H11 – Estabelecer relações entre imagens e o corpo do texto. ( leitura de imagens, contrução de legendas)
  • H18 – Associar determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
  • Compreender
  • H 13 - infererir tema ou assunto principal do texto e o título.
  • H14 - selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.
  • H22 – inferir o sentido de humor produzido em um texto pelo o uso de palavras expressõe ou imagens ambíguas.






Nenhum comentário: