Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Reconstrução de sentido do texto
( observar, atividades de leitura)
HABILIDADES
- H1 – Identificar a finalidade de um texto.
- H2 – Identificar os possíveis elementos da estrutura de textos não literários .
Gêneros
- História em quadrinhos
- Regulamentos
- Receitas
- Instruções para jogos
- Verbete de dicionários
- Texto informativos
- Curiosidades, Você sabia
- Notícias
- Cartazes
- Carta pessoal
- Bilhete
- H3 - Identificar os interlocutores de um texto
- H4 – Infererir sentido ao texto de vocábulo ou expressão no contexto em que se insere.
- H5 – Localizar informações explícitas no texto . ( O que, quem, quando, onde, como, porque)
- H17 – identificar duas formas de tratar uma informação com base na comparação de um texto do mesmo assunto.
- H24 – Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras.
- H27 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de pontuação.
- H30 – Identificar os episódios principais de uma narrativa organizadas em sequência.
- H 32 – Identificar marcas de lugar, tempo ou época.
- H 33 – identificar as personagens
Realizar
( produção escrita)
- História em quadrinhos
- H10 – Organizar informações explícitas na sequencia que aparece no texto.
- H11 – Estabelecer relações entre imagens e o corpo do texto. ( leitura de imagens, contrução de legendas)
- H18 – Associar determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
- Compreender
- H 13 - infererir tema ou assunto principal do texto e o título.
- H14 - selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.
- H22 – inferir o sentido de humor produzido em um texto pelo o uso de palavras expressõe ou imagens ambíguas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário